Aplicar Calor ou Frio na Dor?


A aplicação de calor ou frio para o alívio de dores é uma boa opção, mas a escolha entre um método ou outro nem sempre é fácil. Na verdade, o efeito de um e outro no corpo é completamente oposto e o uso incorrecto pode mesmo agravar severamente o problema.

Quando há presença de dor a causa dessa mesma dor pode ser muito variada.
Haverá inflamação, logo a zona sofreu uma lesão ou o corpo por algum motivo está a tratar essa zona como tal?
Estarão a fibras musculares sob demasiada tensão, originando espasmos, cãibras ou contrações descontroladas?
Será a dor mais uma sensação de desconforto extremo, como se tivesse um bloco de cimento?
Estarão os nervos a ser compridos e a originar dor no local e/ou outros pontos do corpo?

Mesmo para os profissionais da área a decisão nem sempre é bem sucedida. Se por vezes a situação é óbvia e pede calor ou frio, outras há em que, apesar de a zona poder beneficiar, por exemplo de calor, existem outros sintomas que irão ser agravados pela aplicação desse calor.

O mesmo pode acontecer em situação oposta, em que a zona beneficiaria com a aplicação de calor e foi aplicado frio, mas aqui os malefícios não seriam assim tão graves, por isso, na dúvida, aplique sempre o frio.

Mas então como decidir o que aplicar em casa?

Opta pela aplicação de calor – compressas quentes, banhos de imersão, sacos de água quente, etc.
- Se sentes desconforto, uma sensação de aperto, dureza, rigidez, cansaço, se tens episódios de espasmos e cãibras (sem outros sintomas).

Opta pela aplicação de frio – esfregar cubos de gelo sobre a zona (o melhor), sacos de gelo ou frio, creme ou gel efeito frio, etc.
- Se sentes dor, especialmente quando é aguda e oscilante, se sentes dormência ou formigueiro, se a zona está avermelhada e/ou inchada, se ao toque o tecido parece estar “esponjoso”.

Por norma certas zonas do corpo tendem a apresentar certos tipos de problemas e por isso quase sempre pedem o mesmo tipo de tratamento.

  • No pescoço e parte de cimas das costas, aplica calor, de preferência compressas húmidas - coloca sobre a zona e deixa ficar por 10-15min.
  • Em tendinites, braços, mãos, tornozelos, aplica frio, de preferência cubos de gelo - esfrega o gelo sobre a zona até começar a ser desconfortável, para e espera um pouco, volta a repetir algumas vezes.
  • Na zona da lombar quase sempre a combinação dos dois métodos é o mais eficaz – alterna entre a aplicação de sacos de frio e quente, por exemplo, 5min cada, ou aplica calor e termina com a aplicação de um gel frio.
  • Nos pés, pernas, joelhos, e outras zonas, poderá variar muito consoante os problemas que lá possam existir, por isso o melhor é consultares a opinião de um profissional.
Situações que beneficiam da aplicação de calor:
- excesso de contracção muscular
- tecidos “enrijecidos”
- cansaço por esforço
- sensação de tensão e stress
- espasmos musculares

Situações que beneficiam da aplicação de frio:
- presença de inflamação
- má circulação
- retenção de líquidos
- excesso de contracção muscular
- tendinites

Comentários