Os Obstáculos da Mente no Caminho para o Sucesso

Desenvolvimento Pessoal, Coaching de Vida, Porto, Póvoa de Varzim


1 – A Mente Quer Resultados AGORA

Seja qual for o objetivo que desejes alcançar, o mais provável é que exista um espaço de tempo necessário para lá chegar.

Tu sabes que não vais conseguir determinados resultados de um dia para o outro, no entanto a tua mente assim espera que aconteça.
Queres a prova? Quem não já começou uma dieta ou exercício num dia, e no dia seguinte, ou até no mesmo dia, subiu à balança para ver os resultados?

Apesar de saberes que é preciso dar tempo para alcançar determinados resultados, a tua mente não tem paciência para esperar, e como quer os resultados AGORA, se isso não acontece em pouco tempo vai convencer-te de que o que estás a fazer não resulta.

2 – A Mente Quer que Seja Mais COMPLICADO

Para alcançarmos o verdadeiro sucesso que todos procuram, que é um estado interior de paz, amor, felicidade e abundância, o caminho a seguir é muito simples e de fácil compreensão para qualquer ser humano.

No entanto a mente desconfia de tudo o que é simples e fácil, pois acredita que sem esforço não há ganho e que se fosse assim tão simples toda a gente o teria.

A mente gosta de complicar, de ultrapassar barreiras e desafios, gosta do sentido de conquista e de se auto-congratular com medalhas psicológicas.
Logo quanto mais difícil se torna alcançar um objetivo, maior a sensação de vitória quando lá se chega.

Sabendo isto, a mente recusa-se a aceitar o fácil e simples. Qual é o valor nisso, não é verdade?
Ela quer a felicidade, mas quer sentir que a conquistou.
Ela quer a sensação de paz interior, mas quer ir procurá-la e encontrá-la.

Ouvir que estas coisas já fazem parte de nós e é quem nós verdadeiramente somos, parece algo no mínimo ridículo para uma mente que sabe que não recebe nada de “mão beijada”.

3 – A Mente ABORRECE-SE Depressa

Se há algo que a mente não gosta é de monotonia, e repetir o mesmo processo durante um longo período de tempo (para alguns isto significa alguns dias), torna-se uma ideia insuportável.

A mente gosta de novidades, gosta de experimentar coisas novas. Gosta de mudar a tática de jogo, mesmo que esteja a ganhar.

Qualquer pessoa na sua inteligência sabe que se algo está a dar resultados, então esse é o caminho a seguir, especialmente se antes experimentou muitas outras coisas que não deram os frutos desejados. Mas a mente não! A mente pensa … Que bom! Estou a conseguir os resultados que desejo, que outra coisa posso experimentar?!

Depois começa a perder resultados e chega à conclusão que não vale a pena, que não há nada que a possa ajudar e o objetivo a conquistar não é algo disponível para ela.


4 – A Mente NÃO VALORIZA a Ajuda que Recebe

Seja a ajuda através de uma outra pessoa, de algo que leu ou ouviu, etc, etc, etc, a mente não gasta muito tempo a ser grata pelo suporte que a energia do Universo lhe dá, e que chega até cada um de nós nas mais variadas formas, para o alcance dos seus objetivos.

Um simples agradecimento, muito pior ainda um louvor ou enaltecer, torna-se para a mente algo muito difícil de fazer por alguns dos seguintes motivos:

- A mente gosta de acreditar que consegue fazer tudo sozinha, daí nasce o seu orgulho pela conquista conquistada, e reconhecer que recebeu ajuda, mesmo que o reconheça só para si, é como retirar o seu valor pessoal.

- A mente gosta de focar-se no negativo e continuar a apontar o dedo ao que ainda não conseguiu resolver. Como a mente gosta de ultrapassar problemas, os que vão sendo ultrapassados perdem o destaque para dar vez aos que ainda não foram ou até a outros que agora surgem para manter a mente ocupada.

- A mente acredita que se agradece pelo que já tem, a mensagem que passa é que não quer mais, que não precisa de mais. Acha que precisa de lembrar ao Universo, aos outros, e a si mesma, os motivos do seu descontentamento, e por isso não pode perder o foco do que está mal.

Mas a verdade é que ninguém faz nada sozinho. A todo o momento a energia do Universo está a abençoar-nos com as suas graças e a tornar a nossa vida possível e cada vez melhor. Quanto menos reconhecemos esta graça nas pequenas coisas, menos nos tornamos abertos a mais receber.

Comentários

  1. Resumindo, é mesmo a nossa mente que boicota a nossa mente...
    Quem é a nossa mente, e porque ela nos mente, engana e ilude?
    Que poder temos sobre ela, se ela somos nós e nós somos ela?
    Como nos libertarmos de algo que é nosso, criado por nossos pensamentos, conscientes e/ou inconscientes?
    Os pensamentos criam a energia que depois faz gravitar em torno de cada um, e, em cada um, alterando o que efectivamente deveria ser, antes de nós nos boicotarmos...
    Artigo muito bom, e que vai muito para lá do que está escrito...
    Um bom tema para debater (ou não), afinal a nossa mente cria, recria, inventa, atormenta prega partidas, porque nós e a nossa mente anda distraída com a "forma"...
    Espero o próximo Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Realmente para dar uma resposta minimamente satisfatória teria de escrever outro, ou vários, artigos. Mas vou deixar aqui alguns pontos em aberto que sei que vai entender o que quero dizer e a mais tarde serem elaborados. Para simplificar falemos apenas da nossa mente como sendo consciente e subconsciente.
      1. A mente consciente, apesar de ser a parte mais pequena, é a que detém o verdadeiro poder.
      2. A mente subconsciente acredita em tudo o que lhe dizemos. A razão porque continua “agarrada” a crenças do passado é porque nós continuamos a aceitar-las como verdade.
      3. Sempre que expandimos a mente na sua consciência (conhecimento), vamos ganhando o controle e eliminando crenças.
      4. Sempre que surge um pensamento na nossa mente consciente, nós temos o poder (dever) de o questionar e validar, ou não.
      5. O controle da nossa mente não é algo complicado, nem difícil, mas requer concentração e foco. Exemplo: contar até 100 em números pares – 2, 4, 6, … não é difícil, mas uma mente muito ativa ou com a energia muito presa a um problema, não irá conseguir completar a tarefa sem se perder pelo meio.
      6. O controle da nossa mente só acontece quando aceitamos que temos esse controle.

      Abraço :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário: