Vamos Falar Sobre O Pisado Nas Terapias?


Quando vemos uma nódoa negra automaticamente sabemos que algo correu mal, e se é uma coisa pequena que pouco nos dói até não damos grande importância, porque sabemos que passa, mas basta ser um pouco maior para causar preocupação.

O pisado, com uma cor mais preta, azul escuro ou avermelhada, indica-nos sempre um dano no corpo, normalmente através de uma pancada.
E isto acontece batendo sem querer contra alguma coisa, numa queda, acidente, ou então quando alguém nos bate.

E existe uma outra forma, que é no pós cirurgia. Mas ninguém, depois da cirurgia, olha para a zona pisada e diz "Ai que bom, olha o meu corpo a sarar!", pois não?

Dói e é desconfortável e sabemos que é o corpo machucado, mas compreendemos que a intervenção (com cortes e pancadas) a que a zona foi sujeita causa este tipo de consequência, que depois temos também de cuidar e tratar no pós operatório, e ter a paciência necessária até que o corpo se restabeleça.


Ou seja, mesmo no após uma cirurgia, ninguém no seu juízo perfeito olha para uma negra e pensa que representa o corpo a sarar ou a "eliminar toxinas".

É aceitável, porque a intervenção foi necessária e sabemos que é uma consequência inevitável de um processo invasivo e agressivo no nosso corpo.


E então pergunto eu, onde vão certas pessoas buscar a ideia que ficar pisado durante qualquer terapia é normal ou até bom?


Tenho ouvido as coisas mais impressionantes nestes últimos anos, como que a nódoa negra é a zona a libertar toxinas 😞 ou que ativa a circulação e outras parvoíces assim.


E também há quem defenda a teoria que quebrar os tecidos obriga o corpo a regenerar, como se isto, se fosse a verdade, fosse uma coisa boa. Eu agradeço que o meu corpo seja capaz de se regenerar sim, mas apenas nas alturas em que, sem a minha intenção, lhe causo dano.


Cada um acredita naquilo que quer, obviamente, e faço por respeitar a opinião de cada um, mas quando estão a fazer um mau trabalho e justificam a falta de competência com o ser assim que é, já é outra história.


Falando da massagem em específico, porque das outras terapias nem vale a pena falar, não é o trabalho profundo nos tecidos que causa estas pisaduras, mas sim a falta de cuidado e competência. Aliás, nem é preciso fazer-se grande pressão para que isto aconteça, e a maioria das negras acontece por um "estrangulamento" superficial na pele.


Eu não vou julgar como negativo o trabalho de um profissional de massagem só porque causou uma nódoa negra, mas se é algo que ocorre com frequência, então eu não tenho qualquer dúvida que a pessoa não sabe o que faz.


Há zonas do corpo que associadas a certas condições dos tecidos realmente são mais complexas de se trabalhar e, por isso, às quais devemos estar mais atentos, e estas zonas são os braços, o abdómen e as coxas.

Nestas zonas, a ocorrência de uma nódoa negra devido a uma massagem até poderá ser desculpável se, e repito se, for algo que de longe a longe acontece.


Mas, a prioridade deve ser sempre uma, e é que isso nunca aconteça.


E não, isto não significa só fazer uma massagem ligeira e superficial, até porque a ocorrência das nódoas negras não tem nada a ver com a força que é exercida, nem com a profundidade em que trabalhamos nos tecidos, mas sim, quase sempre, na forma como "deslizamos" as mãos nos tecidos superficiais que é a pele. E acreditem, porque eu já sofri essa experiência, há quem, logo no início e só a fazer um simples deslizamento, aperte a pele e cause logo aí a nódoa negra.


Quem não sabe trabalhar, limita-se a repetir movimentos e manobras de massagem que aprendeu, sem ter a sensibilidade para ajustar o agarre e pressão de cada parte da sua mão e dedos ao que está a fazer, e nem sequer ao corpo e condições de pele do seu cliente.


E quem não sabe sentir os tecidos profundos nem sequer se deveria atrever a fazer esse tipo de trabalho, porque aí os danos serão muito mais sérios, mesmo que a nódoa negra não apareça.


Por isso se o vosso(a) massagista um dia vos fizer uma negra e vos pedir desculpa, aceitem. Mas se vos pisa todos e ainda vos diz que está a curar a fazer isso, fujam a sete pés!

Comentários